Saltar para Conteúdo Saltar para Navegação
Milhões de Festa 2014

Sobre o Ponto Alternativo

Ponto Alternativo é um espaço de quem gosta de música para quem gosta de música.

PA' - 5 coisas que devem saber sobre o site

  1. O PA’ identifica sempre as suas fontes, fora quando a fonte é o próprio PA’.  Seria estranhado identificarmo-nos a nós mesmos.
  2. O PA’ apoia o espírito DIY, visto que é, também, um projecto do género. Os artistas e as editoras independentes são a nossa prioridade.
  3. No PA’, não acreditamos que “música nacional” seja um valor por si próprio. A música feita em Portugal joga no mesmo campeonato que todos os projectos internacionais.
  4. No PA’, há uma preocupação “glocal”. A música não é um fenómeno só dos grandes centros urbanos portugueses. Quando se justificar, falaremos do Portugal mais profundo, à capital mundial mais cosmopolita.
  5. No PA', não acreditamos que a música esteja livre de ideologia. Esta surge socialmente e é reflexo de ideias. Assim, cabe a cada colaborador saber se as deve corroborar, ou não.

PA' - o que é?

O PA' - Ponto Alternativo - é um webzine dedicado à música. Está mais atento à música alternativa, independente, mais "fora" da indústria, e procura a música da contra-cultura actual, sem se esquecer que tudo isto são definições com armadilhas e sem estar preocupado em respeitar fronteiras. 

Deu início à sua actividade em Setembro de 2008 e, desde então, além da elaboração diária de notícias, produz frequentemente reviews críticas de álbuns, reportagens de concertos e entrevistas, acompanhando desta forma diversas bandas nos panoramas nacional e internacional.

Desde 2008, o número de visitas tem vindo a crescer, ultrapassando, em 2011, a média das 30 mil visitas mensais, e encontra-se ainda em constante crescimento. 

Em 2010, o PA' saiu definitivamente da casca, alargando a sua equipa com um conjunto de colaboradores que asseguram a reportagem dos concertos de maior interesse, a acontecer um pouco de Norte a Sul do país, com especial incidência nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra. Foi ainda parceiro média de concertos e festivais como o Milhões de Festa ou o Barreiro Rocks. 

PA' - para quê?

O objectivo do PA' é ser um ponto de contacto e de aproximação entre bandas, entidades da cena musical e um público mais abrangente, permitindo que este trave conhecimento com projectos menos badalados de forma facilitada. Não tenta ser mais um órgão de comunicação social, mas antes fazer parte da cena musical enquanto grupo que pretende partilhar um ponto de vista, alternativo, claro está, em relação ao que nela acontece e que está mais exposto. Alternativo pois pretende abordar aspectos mais importantes para a contextualização e compreensão da música enquanto fenómeno que não surge isolado do resto da sociedade, ou pelo menos é esse um dos princípios que nos levou a criar este espaço.

Mas, ainda assim, o nosso não é um ponto de vista exclusivo e final, é mais uma vírgula. Se há algo que achas que pode completá-lo e enriquecê-lo, contacta-nos, pois esperemos que gostes tanto de música quanto nós tentamos gostar.